Carregando
Alterar sua localização

Defina a loja mais próxima

destaques do atacadão

4 dicas de organização financeira para comerciantes


19/07/2018

 

Quando o assunto é organização financeira empresarial, até mesmo o empreendedor mais disciplinado está sujeito a passar por momentos de turbulência. Seja pela grande demanda diária para manter seu estabelecimento funcionando, inexperiência ou mesmo falta de habilidades que o setor financeiro requer.

Manter a saúde financeira da sua empresa é tão importante quanto ter boas vendas. Por isso, buscando contribuir para o sucesso do seu negócio separamos algumas dicas fundamentais para a sua organização financeira. Confira: 

 

1 - Faça um planejamento financeiro anual
O planejamento financeiro anual deve conter uma estimativa de todas as suas despesas, receitas, custos e investimentos para o próximo ano. Por meio dele, você terá uma previsão do seu futuro financeiro e poderá se preparar para diferentes cenários. Mas lembre-se: de nada adianta um planejamento financeiro se você não cumpri-lo à risca. 

 

2 – Tenha controle total sobre as entradas e saídas
O fluxo de caixa é uma das principais atividades financeiras da sua empresa. É nele que você registrará todas as vendas realizadas. É no fluxo de caixa também, que serão anotados os pagamentos a fornecedores e outras despesas relacionadas ao seu estabelecimento. Importante: para que seu fluxo de caixa funcione é preciso registrar até mesmo as menores entradas e saídas. Isso fará toda a diferença na hora de avaliar os seus gastos mensais.  

 

3 – Separe suas contas pessoais das contas empresariais
É comum que pequenos e médios comerciantes acabem pagando suas contas pessoais com o dinheiro da empresa. Fazendo com que a médio e longo prazo não seja mais possível cumprir com os compromissos financeiros do negócio, o que fará com que fecha as portas. Para evitar que isso ocorra é preciso estipular seu pró-labore (uma espécie de salário, retirado apenas uma vez ao mês), para os seus gastos pessoais.     

 

4 – Use softwares de gerenciamento financeiro
Atualmente existem inúmeros softwares de gerenciamento financeiro no mercado, para todos os tipos e tamanhos de empresas. Os softwares ajudarão a eliminar processos manuais, a controlar as finanças, a emitir notas fiscais, além de proporcionar relatórios comparativos para tomadas de decisão futuras.

 

Dica extra:
Crie uma cultura organizacional de economia. Parece pouco, mas incentivar que seus colaboradores tenham suas próprias xícaras e copos, pode diminuir consideravelmente seus gastos anuais com copos descartáveis, por exemplo. Outras práticas diárias, como utilização de folhas de rascunhos, apagar luzes e desligar computadores ao sair para o almoço e no final do expediente, contribuirão positivamente para a saúde financeira do seu estabelecimento.

 

 

Não perca nenhuma dica do Atacadão

Curta e acompanhe nossas redes sociais!

 

#OLugarDeComprarBarato

  

www.facebook.com/Atacadaosa.Oficial

www.twitter.com/atacadao_sa

https://www.youtube.com/c/AtacadãoAutoserviço

  

Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em todos os Estados e tem o menor preço comprovado do país, segundo apontou a décima segunda edição do 'Guia de Preços de Supermercados' da Proteste – levantamento realizado em 1.300 estabelecimentos varejistas e atacadistas de 22 cidades, 15 Estados, além do Distrito Federal. Atualmente, conta com 156 unidades de autosserviço, 23 centrais de atacado e uma unidade da bandeira Supeco, que garantem o abastecimento de comerciantes e consumidores finais.

Em 2017, pela quarta vez consecutiva, o Atacadão foi eleito pelo 'Prêmio Época Reclame Aqui' a empresa que melhor atendeu seus clientes, dentre todos os supermercados e atacados no Brasil.