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Organize seu negócio para 2020 antes que 2019 termine


27/12/2019

Então comerciante e transformador, sua casa está organizada para 2020? Mais um ano chega ao fim e é o momento de avaliarmos tudo que foi construindo ao longo dos 365 dias de 2019. É preciso ver quais estratégias deram certos e refletir sobre os projetos que não apresentaram os resultados esperados.

 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de Parceirão que todo empreendedor deve pôr em prática para que seu estabelecimento prospere ainda mais no próximo ano. 

 

Vamos ao trabalho?!

 

#1 Veja suas finanças

Comece fazendo um planejamento financeiro para 2020 com objetivos, projeções e estratégias bem definidas. Uma das melhores formas de manter despesas sob controle é acompanhar as entradas e saídas de dinheiro por meio do fluxo de caixa. Seguindo esse processo, você terá uma visão ampla da situação financeira da empresa. 

 

Muitos empreendedores acabam focando em grandes despesas como aluguel, salários e deixam de lado pequenos gastos rotineiros. Para que seu estabelecimento funcione perfeitamente é preciso ter controle sobre todos os gastos, inclusive os mínimos.

 

Regra: jamais misture suas contas pessoas com as despesas da empresa, ou vice versa. Isso prejudicará sua lucratividade, podendo levar o seu negócio a fechar as portas.

 

#2 Organize o estoque
Antes de finalizar ano é extremamente importante que você faça um inventário do seu estoque. Reserve um dia, ou um turno, para que você e sua equipe possam organizar minuciosamente tudo que há em estoque. Certifiquem-se que todos os itens estão identificados, categorizados e dispostos nas prateleiras de forma funcional para você e seus colaboradores.

 

Lembre-se: seja qual for o tamanho do seu negócio você precisa contar com um sistema de gestão de estoque. Existem diversas ferramentas gratuitas ou com ótimo custo benefício para te auxiliar nessa tarefa.  

 

#3 Aproveite as datas sazonais

Logo no início temos algumas datas que podem ser interessantes, comercialmente, para a sua empresa como o período de verão e Carnaval. Para que você possa se valer de tais ocasiões para aumentar suas vendas é preciso criar um calendário de ações, com todas as datas que você pretende trabalhar no decorrer do ano. 

 

Estipule um orçamento para o marketing de cada data e também qual o tipo de campanha promoverá. Aqui vale fazer uma boa pesquisa de mercado e estudo de tendências, principalmente no meio digital, que poderão ser úteis ao seu nicho.

 

#4 Defina suas metas

Agora que a “casa” está em ordem, defina quais serão suas metas para 2020. Liste os seus desejos para o próximo ano, sejam eles pessoais ou profissionais, ordenando-os por prioridades. O que vou fazer primeiro e quais metas podem esperar mais um pouco? Pode parecer difícil, mas é importante ter esse senso de prioridades muito bem definido, para que você não pare no meio do caminho.

 

Feito isso estabeleça a estratégia que usará para chegar ao seu alvo. Crie uma forma simples de monitorar os seus objetivos. Abra suas metas em pequenas etapas. Assim, você facilita tanto o acompanhamento quanto a realização de cada uma delas.

 

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Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em todos os Estados e tem o menor preço comprovado do país, segundo apontou a décima segunda edição do 'Guia de Preços de Supermercados' da Proteste – levantamento realizado em 1.300 estabelecimentos varejistas e atacadistas de 22 cidades, 15 Estados, além do Distrito Federal. Atualmente, conta com 186 unidades de autosserviço, 28 centrais de atacado e uma unidade da bandeira Supeco, que garantem o abastecimento de comerciantes e consumidores finais. Em 2018, pela quinta vez consecutiva, o Atacadão foi eleito pelo 'Prêmio Época Reclame Aqui' a empresa que melhor atendeu seus clientes, dentre todos os supermercados e atacados no Brasil.